Aquisição de animais


Requisitos

Cadastro de novos usuários


Para utilizar animais do CEDEME é necessária a realização do cadastro do docente no sistema de pedidos de animais do CEDEME.

Somente docentes do quadro permanente da UNIFESP podem se cadastrar no sistema, uma vez que existe cobrança de serviços do biotério e o vínculo formal com a Instituição é exigido. Para se cadastrar entre em contato através do email info.cedeme@unifesp.br

Será necessário fornecer as seguintes informações: nome completo, registro funcional (RF), Departamento/Disciplina, Centro de Custos do Depto/Disciplina em que é lotado e email de contato.

É possível cadastrar alunos e técnicos mediante autorização do docente já cadastrado, desde que os mesmos tenham vínculo oficial com a UNIFESP. Uma vez cadastrados, técnicos e alunos poderão fazer o pedido de animais no nome do docente. 

Sugerimos que o docente cadastre 2 pessoas para terem acesso ao sistema, evitando intercorrências. O CEDEME envia mensagens importantes regularmente, portanto, informe um email de uso frequente. 

Previsão semestral de uso de animais

Após o cadastro, é realizada a previsão de animais que deverá ser semestral (janeiro-junho e julho-dezembro) para que o CEDEME possa adequar a produção dos animais às necessidades enviadas na previsão individual dos docentes. 

O CEDEME enviará uma solicitação, no email, para que o docente ou aluno/técnico cadastrado insira a previsão de animais na data especificada. A previsão de animais deve conter: espécie/linhagem/gênero/idade/quantidade mês a mês.

Caso o cadastro tenha sido realizado entre janeiro-junho ou julho-dezembro da previsão, deve-se enviar um email com a previsão de animais para os próximos meses do período vigente.

- Espécie: Camundongo (cam.cedeme@gmail.com)

- Espécie: Rato (rato.cedeme@gmail.com) 


Acesso ao Sistema de pedidos de animais (intranet)

A solicitação de animais deve ser realizada exclusivamente pelo sistema de pedido do CEDEME e para isto o docente, técnico ou aluno cadastrados devem acessar o sistema com sua senha pessoal da Intranet na UNIFESP e seguir os seguintes passos: 

- As solicitações de animais devem ser feitas através do endereço https://intranet.unifesp.br (clique aqui  para abrir o passo-a-passo para acessar o sistema);

 - Abrirá o sistemapedido de animaisdo CEDEME

- Clicar na aba pedido de animais → incluir → preencher todos os campos → clicar em incluir item (abrirá uma nova janela)

- Nesta nova janela: selecionar o animal →  idade → quantidade → gravar o pedido no final.

 

Atenção:

Pedidos realizados no sistema até as 12:00h serão liberados no dia útil seguinte, em função da espécie solicitada.

Pedidos realizados no sistema após as 12:00h serão liberados na próxima data de entrega.

Verifique dias e horários de entregas de animais em retirada de animais.

Retirada de animais


Os animais deverão ser retirados no CEDEME, nos seguintes horários:

De segunda a quinta-feira das 8:30 às 12:00h

Camundongos: segundas e quartas

Ratos: terças e quintas

O número de animais por caixa mantido nos estoques do CEDEME obedece a RESOLUÇÃO NORMATIVA N:15, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013 do CONCEA e deve ser respeitado no ato da retirada dos animais do CEDEME seguindo as quantidades indicadas:  

até 5 camundongos adultos suiços ou até 6 camundongos adultos das demais linhagens por microisolador 

até 4 ratos machos ou 3 fêmeas por microisolador 

Os pesquisadores que utilizam microisoladores devem trazê-los completos (caixa, grade e tampa). O CEDEME não empresta material para o transporte dos animais.

No caso de animais geneticamente modificados e mutantes, deve-se atentar para a data do nascimento, uma vez que o número de animais por caixa pode variar entre  1 e 6 animais. Sugerimos confirmar no ato do pedido dos animais, o número de caixas necessárias para o transporte adequado.

Clique em Orientação Transporte CEUA/UNIFESP

Pagamentos


O sistema controla os pedidos e já calcula automaticamente o valor a ser cobrado de acordo com a quantidade de animais entregues ao docente que é responsável pelo pagamento dos animais entregues em seu nome.

O pagamento é realizado por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União) emitida pelo próprio CEDEME e deve ser solicitada no e-mail financeiro.cedeme@unifesp.br

Após a emissão da GRU, o docente realiza o pagamento e envia a cópia do comprovante de pagamento da GRU por email para o CEDEME para obter seu crédito no sistema.

Após recebimento do comprovante de pagamento da GRU, o CEDEME colocará o crédito para o docente.

A GRU deverá ser utilizada para prestação de contas da FAPESP, CNPq e demais agências de fomento não sendo necessário nenhum tipo de recibo, nota fiscal ou declaração. 

O pagamento dos animais pode ser realizado antes ou depois da solicitação dos animais. É possível colocar um crédito maior que será debitado automaticamente conforme os animais forem retirados. 

 O sistema avisará automaticamente ao docente quando o pagamento não for realizado, havendo portanto um débito. Após 3 meses em débito o sistema bloqueará pedidos automaticamente.