Infocedeme

NEWSLETTER

Na verdade não é tão NEW assim....


Prezado Pesquisador,


Este informativo é destinado a você, usuário dos animais do CEDEME e que utiliza ratos Wistar em suas pesquisas.

Você sabia que o CEDEME, desde 2022, possui uma nova colônia de ratos Wistar?

Pois é, esta é uma interessante alternativa para aplicação em suas pesquisas, e dizemos isso porque estes animais possuem padrão genético internacional que se assemelha aos utilizados em protocolos experimentais mundo a fora. 

A Charles River, produtora desses animais, possui o programa de Padronização Genética Internacioal (IGS) que consiste na troca de matrizes entre as diferentes centrais da Charles River espalhadas pelos continentes, evitando dessa forma que as colônias de ratos Wistar em cada unidade fique em condições de isolamento geográfico e desenvolvam características únicas de cada localidade. Essa metodologia permite que o perfil genético da linhagem Wistar seja parecido em qualquer uma das unidades produtoras.

De forma prática, isso implica em padronização genética em termos mundiais e melhora na reprodutibilidade e confiabilidade dos experimentos realizados.

Isso por si é uma grande vantagem em comparação ao uso do tradicional Wistar EPM-1, mantidos na UNIFESP em condições de isolamento há aproximadamente 30 anos. Mesmo realizando o manejo adequado, a não introdução de material genético na colônia fez com que ela desenvolvesse características encontradas apenas nesta universidade, ou seja, possui uma característica genética e fenotípica com consideráveis diferenças em relação ao Wistar IGS da Charles River.

Além disso, não podemos deixar de citar que a nova colônia de Wistar foi adquirida e é mantida na condição livre de patógenos (SPF), o que não é possível com a colônia Wistar EPM-1, sendo outro importante benefício ao adotar essa linhagem em novos projetos.

Considerando o perfil dos trabalhos realizados pela comunidade acadêmica da UNIFESP, a relevância mundial da universidade e o impacto científico das publicações, recomendamos fortemente a substituição da colônia Wistar EPM-1 pelo Wistar IGS da Charles River.

Por fim, estamos de portas abertas para sanar quaisquer dúvidas sobre a nova colônia de ratos Wistar e esperamos que todos os pesquisadores passem a utilizá-la em suas novas pesquisas, uma vez que em breve, encerraremos a produção do Wistar EPM-1.


Equipe do CEDEME